MITOLOGIA EGÍPCIA
A mitologia egípcia é a coleção dos mitos do antigo Egito, que descreve as ações dos deuses egípcios como uma forma de compreender o cosmos.
Medalhão Egípcio do Deus Sol
As fontes para o estudo da mitologia egípcia são variadas, desde templos, pirâmides, estátuas, túmulos até textos. Em relação às fontes escritas, os egípcios não deixaram obras que sistematizassem de forma clara e organizada as suas crenças. Em geral, os investigadores modernos centram-se no seu estudo em três obras principais, o Livro das Pirâmides, o Livro dos Sarcófagos e o Livro dos Mortos.
O Livro das Pirâmides é uma compilação de fórmulas mágicas e hinos cujo objetivo é proteger o faraó e garantir a sua sobrevivência no Além. Os textos encontram-se escritos sobre os muros dos corredores das câmaras funerárias das pirâmides de Sakara. Do ponto de vista cronológico, situam-se na época da V e VI dinastias;
O Livro dos Sarcófagos, uma recolha de textos escritos em caracteres hieroglíficos cursivos no interior de sarcófagos de madeira da época do Império Médio, tinha também como função ajudar os mortos no outro mundo;
Por último, o Livro dos Mortos, que inclui os textos das obras anteriores, para além de textos originais, data do Império Novo. Esta obra era escrita em rolos de papiro pelos escribas e vendida às pessoas para ser colocada nos túmulos.
Outras fontes escritas são os textos dos autores gregos e romanos, como os relatos de Heródoto (século V a.C.) e Plutarco (século I d.C.).
Com tudo que vimos até agora, podemos afirmar que o mundo não foi criado em 06 dias e nem o homem foi criado do barro.
Foi provado que a formação do Universo, das constelações e dos planetas inclusive o Nosso planeta, duraram Bilhões de anos para se formarem e ainda hoje continuam a sofrer mudanças.
A evolução do homem também é claramente discutida.
Mas então... E a Biblia... Como ficam os ensinamentos da Igreja...
Hum...
Nos tempos antigos, com um aglomerado de acontecimentos climáticos, várias mitologias, fatos reais distorcidos e a renovação da Crença em adorar um único Deus, puderam contribuir para pessoas com mentes filosóficas tomarem iniciativas para criar a maior história de todos os tempos.