Criar um Site Grátis Fantástico
Transgenicidade

Animais hibrídos

A hibridação foi estudada pela primeira vez com vegetais no século XVIII, pelo naturalista Joseph Gottlieb Kölreuter. Após experimentos com milhares de plantas, ele conseguiu produzir uma planta híbrida, batizando-a de mula híbrida – fazendo referência à mula, um animal híbrido. Dessa forma, ele afirmou ter encontrado a primeira mula botânica produzida pelo homem.

Chamamos de híbrido todo e qualquer organismo vivo descendente de indivíduos geneticamente diferentes, ou seja, o híbrido é o produto do acasalamento entre indivíduos de espécies diferentes. É importante lembrar que são considerados híbridos apenas os descendentes de pais de espécies diferentes, e que quando há o cruzamento de animais da mesma espécie, mas de raças diferentes, são obtidos animais mestiços.

Não podemos dizer que todo híbrido é estéril, pois na natureza encontramos híbridos que possuem fecundidade limitada. Esse grau de fecundidade se apresenta nas fêmeas, pois nelas os óvulos têm desenvolvimento completo, enquanto que nos machos é raro as células espermáticas se desenvolverem ou amadurecerem. Um exemplo claro de hibridismo com fecundidade limitada ocorre no cruzamento do porco doméstico com o javali, que resulta em híbridos, sendo que os machos são estéreis e as fêmeas são fecundas.

Veja abaixo alguns exemplos de animais híbridos:

- Mula: resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento;

- Zebralo: resultado do cruzamento entre uma zebra e um cavalo;

- Ligre: resultado do cruzamento entre um leão e uma tigresa;

- Tambacu: cruzamento entre os peixes tambaqui e pacu-aranha;

- Leopon: cruzamento entre uma leoa e um leopardo;

- Huarizo: resultado do cruzamento entre um lhama com uma alpaca.

A hibridação, ocorrendo naturalmente, não constitui uma ameaça à conservação das espécies envolvidas, sendo vista, nesses casos, como parte da história evolutiva dessas espécies animais, mas pode se tornar um problema para a conservação se for propiciada por mudanças no hábitat ou na composição das espécies provocadas por ações humanas.

Alguns híbridos interessantes:
1.  Cama (Animal)
Um cama é um híbrido entre um dromedário e uma lhama, nascido por inseminação artificial realizada por cientistas que estudaram a relação próxima entre ambas as espécies.
2. Ashera
Mistura de serval, gato-leopardo e gato doméstico, o Ashera é um animal exótico, raro. Pode chegar até aos 15 kg. Sociáveis, totalmente domesticáveis, muito inteligentes, se dão bem com adultos e crianças, como todo gato de estimação exige cuidados básicos (contando que tenha o conforto), acontece que muitos donos os mimam mais que o normal, julgando pelo preço alto do animal que é vendido por cerca de 15 mil euros.
3. Caraval

caraval é um animal híbrido que resulta do cruzamento entre uma serval fêmea e um caracal macho.
4. Zebróide
Um zebróide é um cruzamento entre uma zebra e um outro animal do género Equus. No fundo, trata-se do híbrido de uma zebra.
5. Ligre
ligre (leão + tigre) é um híbrido entre um leão e um tigre fêmea. O seu aspecto é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, actualmente, o maior felino do mundo, possuindo entre 3,5 e 4 metros de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada, por meio de sua dieta de carne e frango.